Entrar no Email

Criar uma conta e entrar no Email se faz necessário nos dias atuais para que possamos utilizar todo o potencial da internet a nosso favor.

Os serviços gratuitos que mais se destacam nesse sentido são Gmail, Hotmail, Outlook e Yahoo! Mail, sendo o primeiro a plataforma mais utilizada no mundo.

Com a utilização dessas ferramentas grátis é possível receber e enviar mensagens através de um correio eletrônico, criar contas em redes sociais(como Facebook, Twitter e Instagram), fazer cadastro em sites e outras coisas mais. Por isso, é importante conhecer bem estas tecnologias para tirar o máximo proveito destas.

Criar e Entrar no Email

Cuidados ao Entrar no Email

O e-mail é uma ferramenta muito útil no dia a dia, mas pode representar uma ameaça à sua segurança na internet se, ao entrar na conta de email, o usuário não tomar certos cuidados.

Vírus, malware, engenharia social e phishing são alguns exemplos de ataques que podem ser recebidos por e-mail e devemos estar atentos para que não tenhamos problemas com a nossa segurança online.

Pensando nisso, você poderá ver a seguir algumas dicas importantes para que o risco de sofrer ataques virtuais por meio do seu correio eletrônico seja reduzido.

  • Não mostre sua senha para outras pessoas: sua senha é de uso pessoal e o compartilhamento da mesma com outra pessoa pode fazer com que ela acesse sua conta sem sua autorização ou com que mais pessoas descubram o acesso à sua conta.
  • Use uma janela anônima em computadores compartilhados: ao usar uma janela anônima você ficará mais protegido ao fazer login no seu email. Isso porque os navegadores podem salvar suas informações e uma pessoa mal-intencionado pode acessar sua conta, causando prejuízo à sua privacidade.
  • Cuidado ao clicar em links de fontes desconhecidas: receber mensagens eletrônicas com links é comum, mas não devemos clicar em tudo o que recebemos, pois pode se tratar de um vírus ou um site scammer. Então recomendamos que só clique em links que conhece ou que foram solicitados previamente.
  • Não acredite em tudo que lê: é comum as pessoas fazerem engenharia social por e-mail para que se envie dados pessoais com alguma finalidade. Só envie suas informações pessoais para fontes conhecidas ou para algo solicitado.
  • Evite enviar informações pessoais por e-mail: não envie informações pessoais através do correio eletrônico, a menos que seja combinado previamente o envio das mesmas. Isso porque essas informações podem ser usadas por um golpista de alguma forma.
  • Não abra anexos enviado por alguém desconhecido: o anexo do email é uma das principais formas de compartilhamento de vírus, malware e spam na internet. Por isso, somente abra e baixe anexos de fontes conhecidas ou que foi combinado previamente.
  • Utilize um filtro de SPAM: os serviços de webmail citados aqui já possuem este filtro gratuito, porém você deve tomar cuidado, pois muitas tentativas de golpe acabam passando desapercebidas. Nossa recomendação é que você mande para a pasta de spam sempre que entender que recebeu uma mensagem eletrônica do tipo.
  • Use um antivírus: o uso de um bom antivírus fará com que, ao entrar no email, você possa fazer downloads de arquivos com mais segurança. Embora isso seja verdade, deve sempre estar atento ao que baixa e ao que instala no computador.
  • Troque sua senha periodicamente: é questão de tempo até que sua senha seja descoberta, por mais segura que esta seja. Por isso, é recomendável que faça a troca periódica da senha utilizada para fazer login na sua conta de email.
  • Não confie em e-mails em massa não solicitados: a forma mais comum de disseminação de golpes por email é através do envio de mensagens eletrônicas em massa. Por isso, sempre confira os destinatários e não confie cegamente no que foi recebido.
  • Não responda mensagens suspeitas: responder mensagens suspeitas pode dar brecha para que a engenharia social seja feita, por isso não dê brecha para que seja enganado.

Com essas dicas a segurança será aumentada e você poderá navegar mais tranquilamente na internet e acessar seu e-mail de forma mais segura.

Acessar o email através de um computador exige que se tenha instalado um navegador e os mais utilizados no mundo são:

Estes navegadores também podem ser usados em dispositivos mobile, mas o recomendável é que se instale o aplicativo oficial da plataforma de correio eletrônico utilizada.

Artigos recentes no blog

5/5 - (125 votes)