O que significa Para, Cc e Cco e como usar?

Ao preencher o campo de destinatário de um email existem três opções: Para, Cc e Cco, sendo isto válido para os serviços mais populares de correio eletrônico, como Gmail.com, Outlook.com e Yahoo Mail.

Saber o que significa e para que serve cada um dessas formas de destinatário permitirá que utilize da melhor maneira possível o serviço de webmail e que possa, assim, configurar os destinatários de forma correta.

Cada uma dessas classificações de destinatário possui sua própria especificação e sua finalidade, por isso sugerimos que leia o artigo inteiro para que entenda mais sobre este assunto.

para cc e cco

O que significa Para, Cc e Cco?

São tipos de destinatários de e-mail e servem para indicar a configuração da entrega da mensagem eletrônica. Sendo assim, podemos definir cada um dos termos:

Para: destinatário original do e-mail, aquele para quem a mensagem eletrônica foi criada. Todos os usuários colocados nesta categoria poderão ser vistos pelos demais endereços que receberam a mensagem.

Cc: é a sigla do termo “com cópia” e é usado para enviar uma cópia para uma pessoa a quem o e-mail possa interessar, mas não é o destinatário principal. Todos os usuários colocados nesta categoria poderão ser vistos pelos demais endereços que receberam a mensagem.

Cco: é a sigla do termo “com cópia oculta” e é usado para enviar uma cópia para uma pessoa a quem o e-mail possa interessar, como o anterior. Porém, neste caso, o destinatário não consegue ser visto pelas demais pessoas que receberam a mensagem eletrônica.

Para que serve destinatário Para, Cc e Cco e quando usar?

A seleção do tipo de destinatário serve para configurar quem pode ver os demais destinatários e para que se categorize os destinatários em grau de importância com relação à mensagem eletrônica enviada.

ParaCcCCo
Quando usarPara indicar aqueles que são os destinatários originais.Para interessados que não sejam os destinatários originais.Para interessados, mas que não quer que se saiba que receberam.
Quem pode verConsegue ver quem mais recebeu , com exceção do Cco, e pode ser visto.Consegue ver quem mais recebeu, com exceção do Cco, e pode ser visto.Consegue ver quem mais recebeu e não pode ser visto.
Como é em inglêsTo: “Para” em inglês.Cc : abreviação do termo “carbon copy”.Bcc: abreviação do termo “blind carbon copy”.

Em resumo

  • Para: deve ser usado para o destinatário original;
  • Cc: deve ser usado para que interessados tenham conhecimento sobre o conteúdo do e-mail; e
  • Cco: deve ser usado para que interessados saibam sobre a mensagem eletrônica sem que ninguém saiba que o endereço recebeu um cópia.

Exemplo de utilização

Suponha que você criou um e-mail e quer enviar para os destinatários com as configurações mostradas na imagem abaixo.

exemplo para cc e cco

Então, de acordo com o que foi dito anteriormente:

Espero que tenha ficado mais claro com este exemplo e que possa entra no email para criar sua mensagem eletrônica sabendo utilizar os destinatários Para, Cc e Cco de maneira correta a partir de agora.

5/5 - (38 votes)

Deixe um comentário