Como saber o NIS do meu filho pela internet?

Saber o número do NIS de um filho, filha ou dependente pela internet é uma tarefa bem simples e pode ser feito através do Meu CadÚnico, site fornecido pelo Governo Federal com a finalidade de mostrar as informações cadastrais dos cidadãos.

O NIS pode ser utilizado com diversas finalidades, como para a liberação do Auxílio Brasil(substituto do Bolsa Família), para solicitar desconto na conta de luz(por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica) ou para a emissão da ID Jovem(documento que fornece meia-entrada em eventos e passagens interestaduais gratuitas para jovens de 15 a 29 anos).

Por isso é importantíssimo para que muitas famílias possam ter acesso aos benefícios sociais e facilidades que o Cadastro Único oferece.

Como saber o NIS do meu filho pela internet

Como cadastrar o NIS do meu filho?

O NIS é gerado através da inclusão da pessoa em uma família no Cadastro Único e, após isso, o número pode ser utilizado para diversas finalidades, desde que a pessoa se enquadre dentro dos critérios de cada um dos benefícios ou facilidades.

Para fazer a inscrição no Cadastro Único é necessário comparecer ao CRAS mais próximo levando pelo menos um documento de cada pessoa que more na residência. Além disso, é necessário ser maior de 16 anos para fazer o cadastro e o responsável familiar(pessoa que fizer o cadastro) precisa apresentar CPF ou Título de Eleitor, sendo que para famílias indígenas é necessário apenas o Termo RANI.

Após fazer a inclusão cadastral, é preciso aguardar alguns dias para que o NIS seja atribuído pelo sistema a cada integrante da família, por isso é necessário fazer o procedimento com antecedência. Depois desse período, então, é possível pegar o número junto à gestão municipal, no mesmo local onde foi feito o cadastro, por meio da Folha Resumo do Cadastro Único ou aguardar que caia na base de dados do site para poder fazer a consulta pela internet.

Como saber o NIS do meu filho pela internet?

Descobrir o NIS de um filho, filha ou dependente pela internet utilizando o nome é uma tarefa bem simples, mas nem todos sabem como fazer a consulta online. Você poderá ver a seguir, então, o passo a passo completo para consultar o NIS de um filho, filha ou dependente:

  1. Acesse o site oficial do Meu CadÚnico: cadunico.dataprev.gov.br/#/home;
  2. Clique em “Consulta simples“;
  3. Forneça as informações solicitadas(nome completo, nome completo da mãe, data de nascimento, UF e município de cadastro);como descobrir o nis do meu filho
  4. Clique em “Continuar“.

Com isso serão mostradas as informações contidas no Cadastro Único, incluindo o número do NIS dos filhos e dependentes que estiverem inscritos.

Também é possível fazer o procedimento por meio do aplicativo do Meu CadÚnico disponível para Android e para iOS, bastando pesquisar por ele na loja do seu aparelho.

Atenção!

O site pode estar fora do ar ou em manutenção no momento do acesso, então, se precisa da informação com urgência, sugerimos que procure a gestão municipal para obter o que deseja referente ao Cadastro Único.

5/5 - (124 votes)

Categorias NIS

Deixe um comentário