O teste de download e upload permite que você teste a velocidade da sua conexão com a internet de maneira simples e efetiva.
Para medir sua taxa de download e sua taxa de upload, então, poderá utilizar o velocímetro abaixo que utiliza a tecnologia fornecida pelo Ookla.
O que é velocidade de Download?
É a taxa com que sua conexão transfere arquivos de um servidor para seu computador local.
Essa é, normalmente, a métrica mais importante, pois é através dela que você pode ver se é possível assistir um vídeo no Youtube, assistir uma stream na Twitch.tv ou baixar um jogo para seu computador.
O que é velocidade de upload?
Essa métrica afere a capacidade que a sua conexão possui de transferir arquivos do seu computador para a rede.
Ela é muito útil para quem faz carregamento de vídeos para o Youtube, para quem faz stream na Twitch.tv ou para quem quer subir fotos para o Facebook.

Outros dados mensurados no nosso teste
Além desses dados, você testará:
- Ping(ou latência): métrica que diz o tempo de resposta da sua conexão e é importante para quem joga online ou para chamadas de vídeo; e
- Jitter: métrica que nos diz qual é o atraso na entrega de pacotes sucessivos de dados e, também, é importante para quem joga jogos online ou para quem faz chamadas de vídeo.
Quanto menores os números dessas duas métricas, melhor será a qualidade da sua conexão.
FAQ – Perguntas frequentes
Você pode achar um arquivo de 1GB para baixar aqui e ver a qualidade da sua conexão.
Você pode achar um arquivo de 10GB, 100GB ou 1000GB para baixar aqui e ver a qualidade da sua conexão.
Sim, mas nós fizemos uma lista com os melhores testes de velocidade para que você possa tirar todas as suas dúvidas acerca das melhores opções para aferir a qualidade da sua conexão.
É possível usar outros medidores, como teste Copel, EAQ, Minha Conexão e Fast.com, para comparar os resultados com os obtidos aqui no nosso velocímetro.
Caso a sua velocidade contratada não esteja chegando, entre em contato com a empresa de telecomunicações para que o problema seja resolvido. Caso uma solução não seja encontrada, faça uma reclamação junto à Anatel.